segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Optimum Design

Inovação Serrano Amps no projeto do modelo "Conquest" serve de base para a série de cabeçotes “Serrano Amps Optimum”.
Serrano Amps Conquest - serviu de base para linha Optimum

A idéia da optimização de espaço interno dos cabeçotes surgiu com a criação do modelo “Conquest” da linha dos Serrano Amps. Esta criação, embora relativamente simples, é inedita e nunca antes presenciada em amplifciadores de instrumentos musicais.
A característica de design do projeto do "Conquest" se estenderá para a linha de amplifcadores Serrano Amps com o nome de "Optimum Design".

A principal característica dos cabeçotes desta linha é o inédito rebaixamento de chassis para a instalação das válvulas de potência. Os chassis foram desenhados especialmente pela Serrano Amps com o propósito de diminuir a altura mínima exigida pelos amplificadores deste gênero.
Outra medida que determinou a diminuição dos cabeçotes foi a montagem horizontal dos transformadores. Tal medida é inovadora em relação ao layout usual dos antigos amplificadores uma vez que tal preocupação nunca existira, pois os antigos cabeçotes eram altos devido a altura exigida pelas válvulas de potência.
A linha Optimum resolve ambas questões (válvulas de potência e transformadores) simultaneamente, pois o rebaixamento dos soquetes, juntamente com a construção horizontal dos transformadores, permite que o gabinete de madeira que envolve o amplificador seja rebaixado também, reduzindo muito a altura do gabinete do amplificador.


A imagem anterior mostra em detalhes o conceito do rebaixamento do chassis para as válvulas de potência e a montagem horizontal dos transformadores. Veja como, juntas, as inovações resultam numa enorme economia de espaço e, consequentemente, a diminuição das dimensões totais do amplificador. O estudo de optimização do layout interno também ajudou a diminuição considerável da largura total do amplificador.
Veja a seguir uma foto do amplificador “Conquest” que deu origem ao sistema “Optimum”:

Todas estas economias no redimensionamento do amplificador resultaram numa diminuição de quase 40% na litragem total que ocupa o gabinete, tornando os cabeçotes da linha Optimum extremamente portáteis e surpreendentemente diminutos.

As dimensões finais dos cabeçotes
Considerando o conjunto de inovações, as dimensões totais destes cabeçotes serão de apenas 18cm de altura, 23cm de profundidade e 39cm de largura (medidas do gabinete de madeira, desconsiderando os pés de borracha de sustentação).
Os cabeçotes de 50w da linha OD devem ganhar então o título de menores cabeçotes de 50w do mundo, sendo a inovação criada pelos Serrano Amps. O mesmo vale para os cabeçotes de 30w.
Os cabeçotes de 12w e 18w com as válvulas 6V6 e EL84 deverão ser ainda menores em altura (16,5cm apenas!!!).

A linha Serrano Amps Optimum versão “combo”.
Uma vez entendido o conceito dos cabeçotes da linha Optimum, podemos imaginar estes cabeçotes montados também em amplificadores estilo “combo”, onde falante e unidade de amplificação são montados juntos em uma só peça.
O gabinete de madeira, neste caso, contém internamente dois compartimentos independentes (separados), sendo que na parte de cima está o cabeçote e na parte de baixo o falante.
O design frontal terá aparência de um “mini-stack”, pois parecerá, ao olhar, se tratar de um cabeçote com uma caixa independente; contudo, ambos estarão montados em uma unidade portátil.

Vantagens da linha de amplificadores “Optimum Combo”
A primeira vantagem do sistema é a excelente ventilação, pois, neste caso, o combo mantém as válvulas na parte de cima do chassis fazendo com que o calor emanado por elas seja dissipado sem atingir o amplificador.
O formato dos amplificadores “Optimum Combo” terão seu layout verticalizado, pois as dimensões do amplificador serão de bem pouca largura (39cm). Este tipo de configuração é próprio dos amplificadores em “stack” com caixas em baixo e cabeçotes em cima. Isto coloca os controles do amplificador mais ao alcance do usuário, e demanda menor área nos pequenos e apertados palcos usualmente encontrados na maioria dos bares para musica ao vivo.
Todos “Optimum Combo” possuem configuração única de um falante de 12 polegadas, sendo a potência deste falante dimensionado de acordo com a potência do amplificador.

Mais informações aqui.