segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Classman

CLASSMAN GUITAR



O Classman é mais uma criação Serrano Amps que une características presentes em amplificadores historicamente distintos. O estágio de potência do Classman é um "single-ended", sem loop de negativação, como muitos dos pequens amplificadores do início da década de 50.
Para saber mais sobre o loop de negativação, leia este artigo:
http://serranoamps.blogspot.com.br/2010/09/loop-de-negativacao-do-estagio-de.html
O pré-amplificador do Classman é baseado nos antigos bassman/jtm45, sendo possível a troca de válvulas no pré-amplificador, mudando a atitude do amplificador para mais clean ou mais agressivo.

A atitude do Classman é, portanto, idêntica aos amplificadores dos primeiros anos da década de 50, ou seja, com alta dinâmica, podendo distorcer facilmente conforme as mudanças na intensidade de sinal.

O Classman 12 possui 12w de potência de saída, e é um excelente amplificador para espaços menores tais como bares de até 150 pessoas no público.

O Classman 25 possui uma "chave de potência", que habilita o guitarrista à escolher entre uma potência final de 25w ou de apenas 12w. Esta é uma das maiores versatilidades do amplificador, pois possibilita alcançar a excelência dos timbres/distorções desejados mas com o volume de acordo com o tipo de palco/casa.

Uma das principais razões da criação do Classman 25 foi a de fornecer ao usuário uma plataforma de timbre vintage com a possibilidade da escolha da potência final.

Poweramp:
Classman 12: 1 6L6GC 12watts.
Classman 25: 2 6L6GC 25watts.

Preamp:
12AX7 - responsável por dois estágios de ganho.
12AU7 – responsável por um estágio de ganho e saída preamp-out em baixa impedância.

Painel/controles:
Inputs “hi” e “low”, chave bright, volume, agudo, médio, grave, master.
Chave stand-by.
Chave on-off.
Lâmpada.
Chave Ground (atrás).
Chave de potência (atrás).

Falantes:
Classman 12: Jensen C12Q (versao com 2x8 Jensen C8R sob consulta).
Classman 25: Jensen C12N ou 2 Jensen C10R.

Entrada VAC conforme modelo:
Padrão brasileiro 127/220 VAC.
Padrão export 120/240 VAC.

Outros aspectos interessantes sobre o Classman:

- A atitude do Classman é de um amplificador com grande dinâmica, mantendo os níveis de distorção à condição do ataque às cordas pelo guitarrista.

- O Classman oferece a possibilidade de troca da válvula 12AU7 por outras de pré-amplificação de maior ganho (12AY7 ou 12AX7), caso seja de apreço do usuário possuir o pré-amplificador com maior ganho visando distorções de pré-amplificação. Esta possibilidade de troca torna o Classman facilmente adaptavel ao gosto de cada usuário, podendo ele próprio deixar o amplificador com a atitude que melhor lhe convém.

- A amplitude de trabalho que Classman possui em seu controle de volume, passando desde timbres essencialmente limpos até uma distorção clássica de rock, faz com que o amplificador seja excelente em qualquer estilo musical.

- Effect Friendly. O uso de pedais de efeito, ganho, etc, são extremamente amigáveis ao amplificador.

- Transformadores Custom. O transformador de saída é dimensionado de maneira a providenciar melhor eficiência em todas as frequências e em especial as mais graves, que serão muito responsáveis pelo volume resultante do amplificador.

- Todos componentes do amplificador são de primeira linha, tais como transformadores customizados, gabinete em alto acabamento, botões (knobs), falantes Jensen, soquetes de cerâmica, potenciômetros Alpha com eixo de metal lubrificados, válvulas JJTesla, chaves Carling, componentes eletrônicos com altos níveis de tolerância e dissipação de calor.

- O Classman 25 pode ser feito em formato cabeçote (sob consulta).



Artista convidado: Rafael Martins.

Áudio e vídeo captado por Mateus Borges nos estúdios audioFARM em Janeiro de 2009.
Editado por Mateus Borges.
Achamos muito importante a integridade e transparência com que tratamos todos os assuntos referentes aos amplificadores Serrano Amps, por esse motivo leia aqui tudo sobre como é feito o áudio dos vídeos demonstrativos da Serrano Amps.

CLASSMAN HARP
Single-Ended Class A amplifier.
12w/25w switchable poweramp with 2x6L6GC (without negative loop).
5f6-A based preamp.
12AX7 and 12AU7 preamp tubes.

O Classman Harp:
Seu circuito é a união de duas excelências que são consagradas como as melhores características em amplificadores para hamônica blues ao longo da história: Um pré-amplificador baseado no antigo bassman e um estágio de potência em classe A single-ended baseado nos primeiros Champs.
Trata-se de mais um projeto da Serrano Amps que une consagrados conceitos de mais de um tipo de circuito para criar um novo, único e inigualável amplificador.

Além das características citadas, o Classman possui um controle de volume master que serve àqueles que desejam aumentar a proporção de saturações de pré-amplificação ao timbre final. Esta característica torna o amplificador mais versátil no que tange à possibilidade de diferentes timbres, desde os gaitistas mais clássicos até os mais modernos. Tal característica habilita o Classman à alcançar níveis de distorções que nem mesmo o Bassman original consegue.

O Classman 25 possui uma "chave de potência", que habilita o gaitista à escolher entre uma potência final de 25w ou de apenas 12w. Esta é uma das maiores versatilidades do amplificador, pois possibilita alcançar a excelência dos timbres/distorções desejados mas com o volume de acordo com o tipo de palco/casa.

Uma das principais razões da criação do Classman 25 foi a de fornecer ao usuário uma plataforma de timbre que servisse para inúmeras situações. Quer seja quanto à versatilidade tonal quer seja na possibilidade da escolha da potência final, adequando o amplificador a qualquer situação de forma nunca antes possível com um só equipamento.

Assista os vídeos de Rick Estrin tocando no protótipo do Classman 12 (o protótipo do Classman foi montado em um gabinete de um STR Minihead, circuito idêntico ao Classman 25, mas com apenas 12w):
Rick optou por um uso do amp sem muita distorção, fornecendo assim uma distorção leve com um timbre resultante bastante clássico e vintage.




Optimum Design
Assim como o já em linha amplificador Classman 25 combo e Classman 25 head, o Classman 25-OD é a versão destes mesmos amplificadores montados com o conceito do "Optimum Design"
Para saber mais sobre esta linha clique aqui.