terça-feira, 4 de setembro de 2007

Conquest

CONQUEST



O Conquest é um amplificador destinado à obtenção dos “timbres de power”.
A nobreza de sua sonoridade está na herança que carrega em seu circuito, quer seja em seu estágio de potência estilo anos 60, ou nas possibilidades do pré-amplificador. Podendo ser utilizado como plataforma para timbres de qualquer gênero musical dada sua fascinante classe tonal.

Principais diferenciações do Conquest:
- dois canais independentes com diferentes pré-amplificadores e formas de equalização.
- novo exclusivo layout interno Serrano Amps.
- novo exclusivo design externo Serrano Amps.

Especificações gerais:
- estágio de potência Push-pull de 45w com duas 6L6GC ou duas EL34.
- pré-amplificador com dois canais e 3 válvulas de pré-amplificação, sendo uma delas uma válvula inversora.

O pré-amplificador:
Primeiro canal:
Duas entradas (inputs) high e low.
Controles de volume e tonalidade ao estilo dos amplificadores dos anos 50.
Este canal possui maior ganho de amplificação de entrada e o controle de tonalidade possui característica da época de melhor amplificação das frequências médias.

Segundo canal:
Duas entradas (inputs) high e low.
Controle de volume, agudo, médios, graves e presence.
Os controles de equalização deste canal possuem o padrão característico dos amplificadores da década de 60, mas o controle de médios possui maior atuação, sendo que a partir da metade do curso do botão de médios ele seria considerado um “mid boost” se comparado aos controles padrões. Controle de agudos com botão “pull” para ativar o “brilho”.

O estágio de potência:
O estágio de potência do Conquest é de 45w com duas válvulas 6L6GC (ou opcional de duas EL34) em uma configuração push-pull com regulagem de bias fixo.
A configuração push-pull confere bom timbre limpo, uma excelente performance de potência.
O transformador de saída é de fabricação especial com vistas à consideráveis ganhos na eficiência da reprodução de todo espectro das frequências. A maior dimensão do transformador de saída proporciona um alcance maior nas frequências mais baixas (graves) responsáveis pela sensação de volume do amplificador (headroom).

Possíveis utilizações dos canais diferenciados:
Usando ambos canais simultaneamente:
- Ambos os canais possuem duas entradas com o mesmo padrão “high” e “low” referente ao ganho de entrada, tal como utilizado nos amplificadores nas décadas de 50 e 60.
Surge então uma terceira possibilidade de equalização (conhecida por alguns guitarristas) que é a de colocar os canais em paralelo. Esta alternativa se baseia em plugar a guitarra em um dos canais e também um cabo da entrada “low” deste canal até a entrada “high” do outro canal, colocando então o sinal do instrumento na entrada de ambos os canais (em paralelo) como uma alternativa híbrida entre os dois canais/equalizações.

Usando uma guitarra em cada canal:
O controle de volume e equalização dos canais são independentes.
Isto possibilita também o guitarrista a plugar uma guitarra em cada canal, facilitando a troca dos instrumentos no palco, tendo o guitarrista apenas que zerar o volume da guitarra que ficará em descanso.

Utilizando um pedal comutador de canais (“a/b box”):
Com o uso de um pedal “a/b box” você pode utilzar o canal 2 como um canal clean e o canal 1 como um “boost”, optando entre as diferentes atitudes dos pré-amplificadores. Neste caso o pedal a/b box pode ser passivo (apenas a chave de comutação sem nenuhm tipo de circuito eletrônico). A característica seria de um leve drive se comparar o canal 1 com o canal 2. Não se trata de estilo “lead”, mas apenas um drive sutil para solos ainda dentro do padrão “clean”.

Diagrama do painel completo com os dois canais:
Inputs canal 1.
Volume e tone canal 1.
Inputs canal 2.
Volume, agudo, médio, grave e presence canal 2.

Entrada VAC conforme modelo:
Padrão brasileiro 127/220 VAC.
Padrão export 120/240 VAC.

Exclusivo layout de chassis Serrano Amps:
A Serrano Amps desenhou o inédito chassis com rebaixamento dos soquetes das válvulas de potência.
O rebaixamento dos soquetes juntamente com a construção horizontal dos transformadores permite que o gabinete de madeira que envolve o amplificador seja rebaixado também, reduzindo tremendamente a dimensão da altura do gabinete do amplificador.
Embora pareça simples, o layout interno deve também atender as novas especificações.
A criatividade e o ineditismo desta idéia coloca a Serrano Amps acima da expectativa custom, mas em verdade, ditando inovações.
A realocação da lâmpada piloto e também das chaves de “liga” e “standby” resultaram na diminuição da largura do painel permitindo também a diminuição da largura total do amplificador.
Todas estas economias no redimensionamento do amplificador resultaram numa diminuição total de quase 40% na litragem total que ocupa o gabinete, tornando o Conquest extremamente portátil e surpreendentemente diminuto dado sua potência e especificações.

Novo design do Conquest:
As economias em espaço no projeto do Conquest tinham como objetivo o melhor aproveitamento dos espaços com vistas a um novo design.
Uma destas etapas era projetar a melhor disposição dos componentes internos (válvulas, circuito, transformadores), que resultou na criação do inédito chassis Serrano Amps com válvulas rebaixadas, entre outros recursos implementados com sucesso.
A outra etapa era a de realocação dos recursos do painel, que resultou numa economia largura total do amplificador.
Tais estudos fizeram do Conquest o mais portátil amplificador estilo cabeçote com duas 6L6 que se tem conhecimento, ficando as dimensões totais do cabeçote em apenas 39cm de largura, 22cm de profundidade e apenas 18cm de altura!!!
O estudo da realocação dos recursos de painel trabalhou retirando alguns ítens da linha de botões de controles do amplificador.
Primeiramente a “lâmpada piloto”, que ao invés de ser uma lâmpada de painel, é no Conquest uma transparência com o logomarca Serrano Amps num círculo bem no meio do amplificador que se acende ao virar a chave “on”.
A chave de "bright" que normelmente fica junto ao canal com equalizador foi eliminada adotando-se um botão “pull” no controle de agudo para a opção “bright”.
As chaves de “on/off” e “standby/on” foram retiradas da frente do amplificador e colocadas atrás do mesmo em local de extrema facilidade de acesso: no canto inferior esquerdo (de quem olha o amplificador por trás). A chave de acesso imediato e bem próxima a lateral do amplificador (no canto do chassis) é a de standby (que é a chave mas acessada durante um espetáculo).
A retirada das chaves da frente do amplificador deixou o mesmo apenas com jacks de entrada e botões no painel, dando um visual extremamente clean ao Conquest.
Para combinar com esta referência visual de “círculos” que constituem os botões e inputs, os cantos do painel são em forma semicircular e o logotipo dentro de um círculo também.
O Conquest recebe então seu toque final com o belíssimo acabamento em madeira natural, característico dos Serrano Amps.

As inovações do Conquest serviram de base para a criação da linha "Optimum Design",
leia mais sobre esta linha de amplificadores: Clique aqui.

O Conquest é em verdade uma plataforma de timbres de power, onde cada usuário deverá compor seu timbre a partir daí.
No que diz respeito aos timbres limpos, o canal 2 fornece uma atitude “clean” de pré-amplificação, possibilitando os timbres destinados às guitarras limpas (comuns em amplificadores do início da década de 60).
O canal 1 também é “clean”, mas seu simples pré-amplificador com apenas os controles de volume e tonalidade possuem maior ganho e oferecem ao canal a possibilidade de um suave distorção de pré-amplificação conforme se abre o volume deste canal (exatamente ao estilo dos amplificadores da década de 50).

O Conquest está pronto para usuários dos gêneros Jazz, Blues e Rock Clássico.
Para usuários de gêneros com maior necessidade de timbres de pré (ganhos em cascata) o Conquest se mostra extremamente “preamp friendly” e sua dupla possibilidade de pré-amplificação aumenta ainda mais as possibilidades.



Artista convidado: Rafael Martins.



Artista convidado: Eduardo Rimoli (Banda Overvolt).
www.myspace.com/overvoltrock.


Áudio e vídeo captado por Mateus Borges nos estúdios audioFARM em Março de 2009.
Editado por Mateus Borges.
Achamos muito importante a integridade e transparência com que tratamos todos os assuntos referentes aos amplificadores Serrano Amps, por esse motivo leia aqui tudo sobre como é feito o áudio dos vídeos demonstrativos da Serrano Amps.