terça-feira, 25 de março de 2014

Victory DA

O já consagrado modelo "Victory" ganhou mais uma versão na linha Serrano Amps. O "Victory DA", que se traduz por "Dual Attitude" chega para satisfazer uma demanda bem específica, que diz respeito às duas atitudes mais consagradas entre os amplificadores valvulados para guitarra: a Compressão, e a Dinâmica.
A compressão de sinal no estágio de potência existe na grande maioria dos amplificadores à disposição no mercado, e domina também a linha de produção marcas de produção em escala. Compressão esta que é gerada por um circuito que se chama "loop de negativação" do estágio de potência (que não tem nada a ver com loop de efeitos, ok?). 
Para entender melhor sobre o funcionamento do loop de negativação, leia esta outra postagem:
http://serranoamps.blogspot.com.br/2010/09/loop-de-negativacao-do-estagio-de.html

Existe, contudo, um outra topologia de circuito que remete o estágio de potência do amplificador a uma atitude contrária à compressão, que é a DINÂMICA. É o caso encontrado em amplificadores cujo estágio de potência não existe o loop de negativação. Ainda que em menor quantidade, os amplificadores que seguiram este conceito marcaram território no mercado justamente por sua sonoridade peculiar e característica. Entre estes exemplos citamos os famosos Vox AC15, Vox AC30, Marshall 18, e todos os amplificadores da linha MATCHLESS. Vários modelos da linha Fender na primeira metade da década de 50 também, tal como outro famoso, o Fender Tweed Deluxe.

A impedância de trabalho das válvulas de potência difere com a presença ou não do circuito de negativação, o que torna o circuito especifico para cada um dos dois casos.
Mas poderia um amplificador ser projetado de maneira a poder abrigar ambas as atitudes?  e que trabalhasse com as tais impedâncias diferenciadas para cada circuito atendendo a forma de trabalho correta de cada um?
Este é exatamente o conceito do "Victory DA"!!
Um amplificador que possui estágio de potência preparado para trabalhar em ambos conceitos, preservando dignamente as características de trabalho normal das válvulas de potência, em cada tipo de operação!
Uma chave atrás do amplificador muda a operação.
De certa forma, poderia-se dizer que de um lado da chave você tem um "mundo Fender/Marshall"...  do outro lado vc tem um mundo "Vox/Matchless".

O Victory DA é o primeiro amplificador a oferecer ambas atitudes. O melhor de dois mundos em um só equipamento...  mas em ambos mundos você estará seguro com um amplificador com a qualidade Serrano Amps, feito ponto-a-ponto, com qualidade superior em componentes, construção robusta e acabamento primoroso.

ps:
certa vez, há anos atrás, eu levei para o estúdio do Paulo Arcari um amplificador que tinha duas 6L6 em um estágio de potência estilo anos 50 sem loop de negativação...   o Arcari, ao telefone, me dizia assim:
"...é sensacional, timbre lindo, e com uma coisa meio orgânica que me lembra um Vox".
é por isso que eu sempre digo...   a topologia do estágio de potência as vezes é tão, ou mais, importante para a atitude do amplificador do que as válvulas escolhidas.
Timbre é uma coisa. Atitude é outra.