segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

as versões do "Victory"!!

O modelo “Victory” é sem dúvida o mais famoso modelo da linha Serrano Amps por sua incrível versatilidade, atendendo a todos gêneros musicais.
Algumas versões do Victory, contudo, possuem características ou incrementos especiais e/ou singulares.
Qualquer modelo Victory pode também ser feito como cabeçote.
Segue abaixo todos modelos com suas principais características.

- Victory 45, que é o modelo padrão, com  o clássico painel de 4 input (entradas) e dois controles de volume independentes, um para canal normal e outro para canal "bright".
pode ser feito com circuitos:
- "fender bassman 1959" com duas válvulas de potência 6L6GC
- Marshall JTM45, com duas válvulas KT66
- Marshall JMP 50 Lead 1987 (igual ao Super Lead, porém com 50w) este modelo é igual também ao primeiro JCM800, de 4 input, feito pela Marshall em 1981.

- Victory 90, idêntico ao Victory 45, porém com o dobro de potência.
Possui 4 válvulas de potência conforme o modelo escolhido.
Somente na versão cabeçote.

- Victory 90 SW
Este é o "Switchable Wattage"
Possui um circuito inédito de troca de potência que mantém todas válvulas do amp trabalhando, embora o circuito envie o sinal do pré-amplificador para TODAS ou apenas para DUAS das 4 válvulas de potência.
O novo sistema mantém corretas as impedâncias e voltagens de trabalho do amplificador, para mudança de potência de saída sem nenhuma alteração no timbre atingido.
Um exemplar deste amplificador pertence ao guitarrista Hernan Gonzalez, da banda "Vera Loca".

- Victory Traveler - mesmo circuito do Victory 45, mas com painel menor, possibilitando construção de um combo 1x12 com menor dimensão (50x50cm)
O cabeçote deste modelo também fica com dimensões reduzidas, evidentemente.

- Victory 40 Rectifier - Idêntico ao Victory 45, porém com retificação a válvula (5U4), e válvulas de potência 5881.
este, dentre todos os Victory, remonta o mais original circuito da década de 50, e ajuda muito àqueles que utilizam o amplificador em timbre limpo, devido a compressão sonora que a retificadora faz nos circuitos em classe AB como este.
Uma inovação:
Este modelo teve seu circuito desenhado para usar a válvula retificadora 5U4, que possui muito mais compressão do que a 5AR4 do circuito original.
Foi necessário então o redimensionamento da fonte, visto que a 5U4 produz maior queda de tensão, para manter as tensões de trabalho originais do circuito.

- Victory DA
A sigla "DA" significa "dual attitide".
Este modelo possui algo inédito no mundo dos valvulados para guitarra
O estágio de potência do DA possui duas formas de trabalho que estão à disposição do guitarrista mediante uso de uma chave atrás do amplificador.
As formas de trabalho são "compressão" ou "dinâmica".
na opção "compressão" o amplificador possui uma compressão/achatamento de sinal na entrada do estágio de potência. Isso transporta o amplificador para os padrões de timbre originais do bassman, que já era um início do padrão para os anos 60.
na opção "dinâmica" o estágio de potência trabalha sem esta compressão de sinal, ganhando uma resposta dinâmica enorme conforme o ataque às cordas da guitarra.
Os harmônicos do estágio de potência crescem de forma notória conforme a dinâmica que o guitarrista imprime ao instrumento. O timbre também ganha uma característica um pouco mais agressiva, mas ao mesmo tempo singular.
O Victory DA é um amplificador que carrega consigo os dois principais conceitos de estágios de potência que foram escolhidos de forma distinta pelos mais diversos fabricantes.
A diferença é que o DA possui os dois mundos, em um amp só.

- Centurion
este não deixa de ser um amplificador da família Victory também, pois é o mesmo amplificador mas com válvulas menos potentes.
O Centurion utiliza um par de válvulas 6V6 de potência, entregando 22w de potência de saída.
Pode ser feito na versão Traveler, ou com o mesmo painel largo (4 entradas) do Victory 45

- Centurion 44 SW
assim como o Victory 90 SW, porém com potência 22/44w.

Sobre os painéis dos "Traveler"
A diferença de painel dos modelos Traveler está no sistema de entradas de sinal.
O Victory 45 utiliza 4 entradas, sendo duas entradas (high e low) para o controle de volume NORMAL, e as outras duas entradas (high e low) para o controle de volume BRIGHT. sendo que o equalizador funciona para ambas entradas. Este é o sistema original do tweed bassman, jtm45, jtm50, JMP50, Vox AC50, primeiro jcm800, e todos os outros famosos depois deles.
No Victory Traveler eu eliminei a duplicidade de entradas, colocando apenas as entradas high e low, um só controle de volume e uma chave para ligar a opção bright. assim vc não precisa desplugar sua guitarra para mudar o recurso do brilho.
 


painel largo para os modelos
Victory 45, Victory 90 e Victory 40 Rectifier

 

painel menor do modelo
Victory Traveler