quarta-feira, 9 de maio de 2012

6L6GC, 5881, etc


As válvulas 5881 e 6L6 são diferentes, embora, da mesma “família”.
Em verdade, a 5881 pode ser considerada como um tipo de 6L6, e para poder explicar a atitude da 5881 é necessário explicar o histórico das 6L6.
Ao contrário da maioria das outras válvulas de potência, a 6L6 tem um histórico de upgrades que foram basicamente incrementos da capacidade de potência e/ou dissipação. O resultado disso é uma série de válvulas de atitude similar, porém dedicadas a circuitos diferentes devido aos parâmetros e limites particulares de cada uma delas. Segue abaixo os modelos das 6L6 ao longo dos anos. Pra a melhor compreensão do histórico, foram colocados apenas os modelos mais significativos  (os outros modelos foram omitidos do texto por serem de pouca ou nenhuma expressão).

As primeiras 6L6 - as “metal jacket”.
Imagem:  http://www.eifl.co.jp/index/tube/image/rca_6l6_03.jpg 
datasheet: 
 http://scottbecker.net/tube/sheets/121/6/6L6.pdf 
18,5w de dissipassão de placa
Possuíam apenas 18,5w de tolerência para dissipação de placa, conforme datasheet da Sylvania.
Isso significa que ela aguenta o máximo de 18,5w de dissipassão para o exercício de seu trabalho. (esta dissipação de energia é controlada por um ajuste que chamamos de “ajuste de bias”, ou simplesmente “bias”).
A dissipação de placa é uma margem de tolerância da válvula, e não a sua potência de saída em um amplificador. A potência de saída vai depender do tipo de circuito utilizado.

6L6G
datasheet:
http://www.retrovox.com.au/STC6L6G.pdf
dissipação de placa de 21w máximo.
imagem:  http://www.r-type.org/pics/aaa0107.jpg

Curiosidade: “G” seria para definição “glass”, diferenciando da antiga “metal jacket”

5881
http://www.drtube.com/datasheets/5881-tungsol1962.pdf 
dissipassão de placa de 23w máximo

6L6WGB
http://www.drtube.com/datasheets/6l6wgb-tungsol.pdf 
dissipassão de placa de 26w máximo

6L6GC
http://www.pentalaboratories.com/pdfs/6L6GC.pdf
dissipação de placa de 30w máximo.

Além da dissipação de placa outros parâmetros também aumentam ao longo do histórico da 6L6, tais como dissipação de grade e tensões limites para placa e grade também. Em verdade são características que fazem parte do parâmetro geral de cada upgrade.

As 6L6 GC então são mais potentes?
Sim, elas podem servir em circuitos dimensionados a ela com atingimento de potências maiores. Mas para isso o circuito deve prever os elevados parâmetros de trabalho da válvula.

Qual a diferença entre elas no amplificador de guitarra?
As válvulas menos potentes vão produzir os seus harmônicos necessitando sinais de entrada menores. Contudo, válvulas menos potentes podem não serem compatíveis ao circuito de determinado amplificador se este possui tensões ou correntes elevadas destinadas ao trabalho com as 6L6GC.
Em alguns casos o amplificador possui tensões onde seja possível a instalação de válvulas de menor potência, se a busca for por timbres mais limpos explorando estes timbres do estágio de potência.

Porque o timbre das 5881 fica mais bonito no amp “X” do que as 6L6GC?
Se o amplificador X possui tensão que admite o uso das 5881, ele provavelmente estará trabalhando com tensão alta, mas com menor corrente, para ajustar à dissipação das 5881. O trabalho do estágio será em classe AB extraindo mais harmônicos delas. Já ao ajustar o amp para as 6L6GC ele abaixa a tensão final por permitir maior corrente de trabalho, o que leva o estágio a trabalhar mais em direção ao classe A do que o classe AB, mudando então os harmônicos resultantes para um padrão menos desejado em amplificadores push-pull para guitarra.
Isso não quer dizer que as 6L6GC não possam extrair o mesmo tipo de harmônicos, mas para isso será necessário um outro circuito/amplificador que permita as 6L6GC trabalharem com tensões mais altas (maior sinal de entrada será exigido também).

E como as 6L6 GC dão aquele timbre limpo nos amplificadores estilo década de 60?!!
Simples, elas recebem um sinal enorme para poder chegar a estes timbres.
Por isso que a válvula que as alimenta é em geral uma 12AT7, que ao contrário da 12AX7, aguenta um forte sinal de entrada, podendo assim fornecer um fortíssimo sinal limpo para as 6L6GC.

O meu amp pode receber um par de 5881??  sem atentar contra as válvulas?!
Somente através de medição para saber (exceto em casos já conhecidos).
Em amplificadores que possuem retificadora 5AR4 com um par de 6L6GC podem geralmente migrar para retificadora 5U4 (com maior queda de tensão) permitindo um par de 5881.

Conclusão
São válvulas muito parecidas e que causam uma certa confusão justamente por terem parâmetros de trabalho extremamente próximos, permitindo aos usuários que experimentem um par ou outro.
O “x” da questão é que o amplificador tem seu parametro de trabalho conforme seu circuito...   pode ser muito alto para uma 5881...   pode ser muito baixo para uma 6L6GC...    no final das contas o melhor é buscar qual par de válvulas trabalha a pleno conforme o circuito do amplificador, para dele se extrair o mix de harmônicos com a nobreza que se espera.

Ainda...
em muitos circuitos existe a possibilidade de alteração pra que você possa abaixar a tensão, habilitando ele ao uso de válvulas da família 6L6 de menor potência.