quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Os "reverb" da nova geração

Os pedais de reverb sempre foram alvo de fortes críticas durante anos a fio. Isto durou por tanto tempo que formou uma "opinião coletiva" a respeito dos reverbs antigos analógicos serem melhores do que os digitais.
Bem, na verdade, eram de fato, e foi assim por bastante tempo. Só que, na entrada deste novo século, novíssimos avanços tecnológicos providenciaram uma forte guinada no que diz respeito exatamente a qualidade sonora dos novos reverb digitais.

Estes novos recursos de reverb externos ao amplificador começaram a surgir lá por volta de 2005. A tecnologia empregada é tamanha que, em determinados modelos, foge ao ouvido humano a capacidade de determinar se o recurso é um analógico ou não. E foi justamente esta a intenção de seus criadores.

E não para por aí, digo, não é apenas na qualidade sonora que estes novos pedais são excelentes, mas também na versatilidade e controlabilidade dos efeitos desejados. O guitarrista obtém desde uma simples e pequena ambiência até os mais fortes sonoridades que eram atingidas antes somente pelas unidades externas de reverb valvuladas.

Alguns exemplos destes pedais:
Holy Grail



Boss FRV-1



Boss FDR-1
http://youtu.be/9s1KKXT5SYA
um outro excelente recurso é o pedal RE20 que simula a space echo RE201:
http://youtu.be/ojOG5lQAUwo
Para os mais puristas (ou céticos) do som analógico, nem tudo está perdido, pois já existe até pedal de reverb de mola analógico também, como por exemplo, o Solemate:





Uso atualmente dois pedais de reverb.
Um deles é o Behrnger Reverb Machine RV-600, e acreditem, é um dos mais baratos do mercado, e enfrenta a concorrência com todos os demais em pé de igualdade.
veja na página do fabricante:
http://www.behringer.com/EN/Products/RV600.aspx




O outro pedal que uso é um "ShimVerb"
É excelente, mas ao estilo "plug n'play" para aqueles que se preocupam menos com a versatilidade de "settings" que um pedal possa ter, mas para quem gosta de girar UM botão para ter um reverb de qualidade com resposta clássica e imediata.
Possui dois controles com knobs estilo trimpot que dão a versatilidade do reverb escolhido.
Estes controles até podem mesmo ser pequenos pois são pouco alterados uma vez que o guitarrista escolhe o seu padrão de reverb.
Interessante, também, é que este pedal é da nova tendência de "mini-pedais" que há no mercado, já que 99% dos guitarristas usam fonte de alimentação para vários pedais, não havia necessidade de se fazer o pedal com tamanho suficiente para portar uma bateria de 9v...   até porque os pedais de reverb costumam gastar mais bateria do que a grande maioria dos outros pedais.



Cada vez mais os profissionais entendem que seus recursos de reverberação de sinal devem ser incorporados ao preset que carregam consigo.
Trata-se de dar identidade, portabilidade e conectividade ao seu som. Carregue consigo o seu reverb também; você tem agora como escolher o seu.
Vale lembrar que em caso de viagem, o músico pode carregar seus efeitos consigo para usar em qualquer amplificador.