A essência do timbre e atitude de um amplificador!
O estágio de potência é o mais determinante na atitude e timbre do amplificador. É nos timbres gerados por este estágio que se encontra a verdadeira diferenciação entre os amplificadores. A atitude do amplificador (dinâmica ou compressão) é também fator resultante do tipo de circuito presente no estágio de potência.
Características que colaboram para a diferenciação nos estágios de potência:
- tipo de válvula utilizada
Cada modelo de válvula possui característica singular quanto aos harmônicos gerados. O diferente resultado em harmônicos é o que os usuários percebem como “timbre” diferente. Algumas palavras foram inclusive adotadas do vocabulário norte-americano para definição de algumas carcaterísticas inerentes a algumas delas, tais como “warm”, “harsh”, “velvet”, “glassy” independentemente de suas traduções literais, mas inerentes a analogia que os termos se propõem (acredite ou não).
Alguns exemplos de conhecidas válvulas de potência seriam: 6L6, EL34, EL84, 6V6, KT88, 6550, 5881, KT66
Algumas válvulas de potência menos conhecidas mas também utilizadas em amplificadores de guitarra: KT77, 7591, KT90, 6BM8
Algumas válvulas possíveis de serem utilizadas em amplificadores de guitarra, embora quase que exclusivamente em projetos extremamente customizados ou experimentais: 807, 6AQ5, 6146, 6973, 7868
- tipo de arquitetura, Push-Pull ou Single-Ended
Explicar de forma não técnica e em poucas palavras a diferença entre estágio de potência push-pull e single-ended é uma tarefa quase impossível.
Para esta tarefa, uma postagem específica estará em breve aqui no blog.
Por enquanto vamos nos concentrar apenas em suas características e resultados.
Os estágios de potência em Push-pull são melhores na relação potência/custo. Necessitam menores transformadores e menor filtragem na fonte de alimentação. Geralmente usam de maiores tensões nas válvulas de potência, o que também gera diferenciação no resultado de harmônicos produzidos.
Os estágios de potência em single-ended possuem baixa eficiência em potência e necessitam de maiores transformadores, e elevada filtragem na fonte de alimentação, o que eleva o custo destes amplificadores; contudo, os amplificadores single-ended são mais ricos em harmônicos.
Neste ponto, portanto, não se pode afirmar que algum dos circuitos seja de melhor apreço/sucesso entre os usuários, mas sim, que oferecem diferentes formas de obtenção de timbres.
Uma das grandes vantagens dos single-ended é a de fazer amplificadores de menor potência utilizando válvulas maiores, possibilitando assim a obtenção dos timbres desejados de uma determinada grande válvula em volumes menores (mais adequado a determinadas aplicações).
- presença de circuito de “loop de negativação”
O loop de negativação (NFB) é um circuito que pode ou não existir no estágio de potência do amplificador. A função deste circuito é a de causar uma compressão ao sinal de áudio com vistas a minimizar as distorções do estágio.
Quando o sinal, contudo, é de tal maneira elevado a ponto do estágio distorcer, então a compressão do sinal será causa de diferentes resultados harmônicos.
Em amplificadores que não possuem o NFB esta compressão não acontece, o que fornece ao estágio de potência um sinal sem a compressão; consequentemente, diferentes harmônicos resultantes se comparados com o amplificador que possui o NFB..
A “atitude” do amplificador muda também com a presença ou não do NFB. Os amplificadores que possuem o NFB possuem uma passagem de “clean” para a distorção de maneira mais repentina e constante após a distorção.
Os amplificadores que não possuem NFB obtém uma característica muito forte de “dinâmica” do estágio, com diferenciados níveis de distorção à medida que que o usuário toca mais forte as cordas da guitarra (aumento do sinal de entrada).
A presença ou não do NFB é extremamente diferenciadora do timbre, tanto quanto a própria arquitetura do estágio de potência, dado a enorme influência que exerce na diferenciação do resultado de harmônicos produzidos
Uma completa explicação sobre o “loop de negativação” está neste link, neste mesmo blog:
http://serranoamps.blogspot.com/2010/09/loop-de-negativacao-do-estagio-de.html
Resumo:
Diferentes características colaboram para os diferentes resultados tonais dos estágios de potência.
As características mais importantes são:
- tipo de válvula utilizada
- tipo de arquitetura utilizada
- presença do loop de negativação
O mais importante a saber:
É o estágio de potência que dará então a característica e atitude mais marcante do amplificador.
É ele que determina o estilo de amplificador, sua atitude e característica tonal.
É o resultado da combinação de válvulas, arquitetura e compressão que determinarão a identidade do amplificador.
Vale lembrar que os pré-amplificadores são também responsáveis por timbres, contudo, longe da influência do estágio de potência que é sem dúvida a parte que determina, como disse, a identidade do amplificador.