quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Os conceitos de "volume" e "ganho"...

O texto a seguir não possui compromisso acadêmico, mas sim, terminologia coloquial para a melhor compreensão por parte dos usuários dos amplificadores valvulados para instrumentos.

A melhor compreensão dos conceitos de ganho e volume se dá após a leitura do texto sobre “Pre-ámplificador & Estágio de Potência”.
Por favor, leia então primeiramente o link abaixo em logo após retorne a este para retomar e leitura.
http://serranoamps.blogspot.com/2010/08/pre-amplificador-estagio-de-potencia.html


O "volume" de um amplificador será determinado pela quantidade de watts que possui seu estágio de potência e pela eficiência de seus falantes que são responsáveis em transformar esta potência em sonoridade audível. Quanto mais potente (mais watts) o estágio de potência e mais eficiente o falante, maior o volume produzido; ou seja, maior a sonoridade audível. Também podemos dizer então que o volume é o resultado em decibéis que o amplificador emana, e o resultado é maior conforme a eficiência dos fatores envolvidos (potência + falantes).
Já o "ganho" está diretamente ligado a capacidade de pré-amplificação do amplificador.
Pré-amplificadores com ganho baixo:
Alguns amplificadores possuem ganho tão baixo que são quase impossíveis de se gerar distorções de pré-amplificação se utilizados com captadores de baixo ganho também. É o caso de alguns amplificadores pequenos da Fender nos anos 60 (por exemplo: Bronco, Champ e Princeton). Estes amplificadores assim eram pois sua aplicação era realmente dedicada a guitarra sem gerar distorções de pré-amplificação. O ganho de pré-amplificação era de tal maneira baixo que os sinais eram insuficientes pra se gerar distorções dentro do próprio pré-amplificador. Alguns outros modelos da década de 60 também possuíam mesma característica de baixo ganho com conseqüente “preamp limpo”.
Pré-amplificadores com ganho alto:
Ainda dentro dos anos 60 houve uma crescente demanda por amplificadores com elevada capacidade de ganho de pré-amplificação. A idéia não tinha vistas a amplificar sinais advindos de fontes muito fracas, mas sim, desenhados para provocar excessos de pré-amplificação com o intuito de provocar as distorções dos estágios de pré-amplificação, usufruindo da multiplicidade de harmônicos que são assim gerados mudando a característica sonora do instrumento.

Conclusões:
O incremento de ganho de um amplificador poderá mudar em muito a sonoridade do instrumento por adicionar múltiplos harmônicos a sonoridade do mesmo.
Isto pode ocorrer em volumes de áudio baixos também, pois o volume está relacionado a potência do amplificador e não a quantidade de ganho que apresenta o pré-amplificador. Amplificador com estágio de potência de poucos watts vai apresentar menor volume portanto.
É possível, portanto, a existência de amplificadores com ganho elevado mas de baixa potência (baixo volume) e também de amplificadores de ganho baixo mas com muita potência (alto volume)... bemcomo ganho baixo + potência baixa, ou ganho alto + potência alta.
ganhoe volume portanto são fatores diferentes podendo estar em diferentes proporções em diferentes amplificadores. Tudo isso junto será a causa da "atitude" que o amplificador terá.

A distorção, por outro lado, pode sim acrescentar sensação de potência a um amplificador, pois o sinal de áudio será mais quadrado aumentando a área da senoide que representa o sinal de áudio. É por isso que um guitarrista pode achar que determinado amplificador apresenta um volume aceitável quando está distorcendo bastante mas pouco volume quando está com seu timbre limpo. Por isso que a potência nominal de qualquer amplificador é medida segundo seu máximo sinla de saída sem distorção (máximo volume limpo).

este texto poderá sofrer alterações sem aviso prévio, com vistas a melhores formas de elucidação sobre o assunto, bemcomo a inclusão de informações adicionais.