sexta-feira, 23 de abril de 2010

Serrano 18



Trata-se de um amplificador estilo "plug and play" que reúne os conceitos de estágio de potência do antigo Marshall 18, combinados com a maior versatilidade dos pré-amplificadores de dois canais da Marshall/Fender.
A idéia de circuito do Serrano 18 é a de prover os consagrados timbres das válvulas EL84 em uma de suas mais famosas configurações: Push-pull, sem loop de negativação, assim como em amplificadores cujos nomes e modelos precedem sua fama, tais como os Marshall 18, Vox AC15, Matchless Lightning/Tornado/Spitfire.
O primeiro canal do Serrano 18 possui controles de volume e tone com ganho idêntico a era tweed (estilo Fender dos anos 50); possui uma boa amplificação na parte dos médios, desejados para timbres com maiores distorções. O segundo canal do Serrano 18 possui ganho um pouco menor e com uma leve atenuação de médios, o que traz a equalização mais aos padrões dos anos 60 e ideal para se extrair timbres mais limpos com grande presença de graves e agudos (estilo Fender e Vox anos 60).
No final das contas, o Serrano 18 se parece bastante com um amplificador de duas épocas em um só.

POWERAMP:
Push-pull classe AB sem loop de negativação.
2 válvulas EL84 fornecendo 18 watts de potência.
(ou 4xEL84 com 36w = Serrano 36)

PREAMP: 
2 válvulas 12AX7, sendo estágio de ganho e inversora de fase.

PAINEL E CONTROLES:
Chave ground (atrás)
Chave on-off.
Chave standby.

ENTRADA VAC CONFORME MODELO: 
Padrão brasileiro 127/220 vac.
Padrão export 120/240 vac.

OUTROS ASPECTOS INTERESSANTES:
– A existência de dois canais pode gerar ao guitarrista, com o auxílio de um pedal A/B box, um canal para acompanhamento e outro para solos.
– Serve bem a qualquer gênero musical atendendo desde os timbres mais limpos até os timbres de rock clássico.
Effect friendly: Uso de pedais de efeito, ganho, etc, são extremamente amigáveis ao amplificador. Devido a simplicidade do pré-amplificador, os efeitos de prolongamento de sinal (tais como reverbs) são extremamente adaptáveis à entrada (input) do amplificador.
– Transformadores custom designed: O transformador de saída é dimensionado de maneira a providenciar melhor eficiência nas frequências mais graves, que serão em muito responsáveis pelo volume resultante do amplificador
– Curto caminho ao timbre: O Serrano 18 possui um circuito bastante simples que leva o som da guitarra diretamente à excitar as válvulas de potência, como consequência disto, a guitarra tem no amplificador uma enorme ferramenta para mostrar sua verdadeira identidade tonal. O Serrano 18 tem grande facilidade de evidenciar as diferenças existentes entre as diferentes captações das guitarras.

A mesma plataforma que serve para o Serrano 18 atende também o modelo Serrano 36, que é na verdade o mesmo amplificador, mas com o dobro de potência. O Serrano 36 pode ser encomendado com chave de potência 18w/36w.







Artista convidado: Eduardo Rimoli (Banda Overvolt).
www.myspace.com/overvoltrock


Áudio e vídeo captado por Mateus Borges nos estúdios audioFARM em Abril de 2010.
Editado por Mateus Borges.
Achamos muito importante a integridade e transparência com que tratamos todos os assuntos referentes aos amplificadores Serrano Amps, por esse motivo leia aqui tudo sobre como é feito o áudio dos vídeos demonstrativos da Serrano Amps.