Rick Estrin... entre os gaitistas de blues este dispensa apresentações... mas enfim, trata-se de um dos nomes mais importantes da atualidade na harmônica blues... não apenas pela capacidade incrível de reproduzir os mestres mais "clássicos" do instrumento, tais como Little Walter e Sonny Boy, mas principalmente pelo talento que ele tem de assimilar estes mestres e criar frases melódicas como se fosse a re-encarnação sonora dos mesmos. Eu que sou fã fervoroso do blues mais antigo da era da Chess Records fiquei extasiado e com a alma regada do mais puro feelin de harmônica blues que há muitos anos eu não via ao vivo... desde meados dos anos 90 quando escutei James Cotton.
E foi assim... nesse embalo de "tônica, quarta e quinta" que Rick Estrin desfilou suas frases à lotada platéia do Espaço Cultural Santander no domingo dia 2 de março de 2008.
O guitarrista que acompanhou Rick foi o nosso talentoso amigo Igor Prado e o entrosamento de ambos parecia algo de muito tempo. Rick fez questão de explicar a platéia que já havia tocado em todos lugares do mundo e que poucos eram tão especiais como Igor.
o amplificador que Igor usou foi um Serrano Amps "Supreme Custom Head" (modelo somente custom da linha "Serrano Singular").
O amplificador que Rick usou neste show é um protótipo do próximo lançamento da Serrano Amps: o "Classman"
Trata-se de um amplificador classe A com estágio em single-ended utilizando uma válvula 6L6 e fornecendo 12w de potência de saída. Até aí ele é idêntico ao já consagrado "Tone Revive" da linha dos Serrano Amps... a diferença do Classman é o pré-amplificador mais elaborado (com duas válvulas de pré) que habilita o músico à uma combinação mais variada no timbre... resultante da maior elasticidade na produção de timbres ao agregar (ou não) distorções produzidas no estágio de pré-amplificação às já espetaculares distorções do estágio de potência.
o Classman 12 terá tb um fxloop e o Classman 25 será o mesmo amp com o dobro de potência e ainda com uma chave para a opção 12w.
O pré-amplificador do Classman é baseado no Fender Bassman e seu estágio de potência é um classe A single-ended com a mesma alma dos pequenos amps da década de 50.
Maiores detalhes deste amplificador virão ainda este mês com o lançamento oficial do mesmo; contudo, a página deste amplificador já se encontra hospedada no site Serrano Amps, (embora ainda não disponível no índice dos amplificadores). Você pode ter uma prévia das características deste amplificador acessando esta página ainda em construção: Classman.
Assista alguns vídeos dos show do Rick Estrin & Igor Prado com apoio Serrano Amps: